Data: 20 de maio de 2016 Autor/fonte: Paola Soledad Bettendorff e Diego Hernán Romero
">Documentrio MAM.AR foi premiado pela Sociedade Argentina de Pediatria no Congresso de Lactancia Materna 2015.O document Apesar das comprova...
Documentário MAM.AR foi premiado pela Sociedade Argentina de Pediatria no Congresso de Lactancia Materna 2015.
O documentário tem origem na escassa informação sobre os benefícios e a importância de vínculos saudáveis propiciados pela Amamentação. Poucas mulheres entendem e sabem que o Aleitamento é um período do ciclo sexual feminino e de forte e importante formação do vínculo mamãe-bebê.
Apesar das comprovações científicas que a amamentação provê benefícios ótimos de saúde, nutrição e desenvolvimento para as crianças e suas mães, só uma fração das mães de Argentina (30%) estão amamentando exclusivamente a seus bebês até os 6 meses de vida. Entendemos que isso ocorre por falta de informação ou conhecimentos errôneos.
Data: 18 de maio de 2016 Autor/fonte: Secretaria de Estado de Saúde do DF
">SEJA DOADORA DE LEITE:Todas as pessoas conhecem a importcil!Primeiro, procure um lugar tranquilo e limpo da casa.Lembre-se de utilizar potes de vidro com tampa plstica.Para higieniz-los, ferva os potes por 15 minutos e deixe secar sobre um pano limpo.Na hora de retirar o leite, use uma touca ou um...
SEJA DOADORA DE LEITE:
Todas as pessoas conhecem a importância do leite materno, mas só as mães sabem o valor que ele tem para seus bebês. A amamentação ajuda a reduzir a mortalidade infantil e é fundamental para o desenvolvimento nos primeiros meses. Por isso, mamãe, doe leite e ajude o futuro de muitas crianças. Para doar, é muito fácil!
Primeiro, procure um lugar tranquilo e limpo da casa.
Lembre-se de utilizar potes de vidro com tampa plástica.
Para higienizá-los, ferva os potes por 15 minutos e deixe secar sobre um pano limpo.
Na hora de retirar o leite, use uma touca ou um lenço na cabeça, assim como máscara ou pano sobre o nariz e a boca.
Também é importante lavar as mãos e braços até o cotovelo com bastante água e sabão.
As mamas devem ser lavadas somente com água e secas com um pano limpo.
O próximo passo é massagear os seios com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares para iniciar a coleta no pote.
Encha o pote até faltar 2 dedos para completar e, se for necessário, comece a encher outro recipiente.
Identifique o pote com seu nome e a data que você retirou o leite.
Para completar um pote que já está no congelador, faça a coleta em um copo de vidro e depois despeje no pote
Agora, basta guardar os potes no congelador ou freezer por até 10 dias e solicitar a coleta.
Para isso, ligue 160, opção 4 e espere o Corpo de bombeiros buscar a sua doação!
Faça a sua parte e diga com orgulho: eu divido meu leite!
Data: 9 de maio de 2016 Autor/fonte: Renan Kogut
">Um aplicativo para seu smartphone com informa se sentir apoiada.Ma.Afinal, o que fazer quando o beb mamando bem? Pensando nisso, desenvolvemos esse aplicativo agora para os celulares Android para ajudar vocO e Puericultura, apresentando:- DICAS PRECISAS para cada m- RESPOSTAS para suas d- DI- MAPA...
Um aplicativo para seu smartphone com informações atualizadas para você se sentir apoiada.
Mães e pais, principalmente os de primeira vez, têm muitas dúvidas em relação ao seu bebê, seu crescimento, desenvolvimento e sobre a melhor forma de nutri-lo com segurança.
Afinal, o que fazer quando o bebê chorar? Somente leite do peito? E se não conseguir? Meu leite é “fraco”, o que faço? Como amamentar sem sentir dor? Como saber se ele está mamando bem?
Pensando nisso, desenvolvemos esse aplicativo agora para os celulares Android para ajudar você, repleto de questionamentos, e fazer com que esse momento às vezes angustiante seja o mais gratificante de sua vida. Com ele você terá um guia seguro sobre AMAMENTAÇÃO e Puericultura, apresentando:
- DICAS PRECISAS para cada mês do seu bebê, desde a gestação até o seu segundo ano de vida;
- RESPOSTAS para suas dúvidas mais comuns;
- DIÁRIO, onde você pode fazer anotações sobre seu bebê, mantendo um registro dos momentos mais especiais que podem ser enviados por e-mail para o seu pediatra e/ou amigos;
- MAPA para localizar os estabelecimentos essenciais mais perto de você que deem suporte ao aleitamento materno, como os Bancos de Leite Humanos;
- NOTÍCIAS pertinentes à amamentação, sempre aprovadas pelo médico Editor do "Aleitamento.com", o maior portal do Brasil sobre o tema;
- CHARGES divertidas em parceria com o casal do Pipipum - Diário Ilustrado de pais de primeira viagem.
- CRONÔMETRO para você registrar as mamadas dos seus bebês, podendo marcar o tempo de cada mama ou dos dois simultaneamente (em caso de gêmeos), com a possibilidade da gravação dos dados para se ter um histórico acurado. Atenção: somos a favor da livre-demanda, i.é, amamentar sem horários. Consulte seu Pediatra ou profissional especializado em aleitamento para o uso dessa ferramenta.- e muitas outras informações.
Com a supervisão de um pediatra especialista em aleitamento com certificação pelo IBLCC, o aplicativo está aqui para estreitar e apoiar o princípio mais elementar da relação mãe/filho: a amamentação.
Equipe Técnica:
Marcio Jorge, Programador. Renan Kogut e Diego Abib, Designers e Marcus Renato, Coordenador de conteúdo.
Data: 3 de maio de 2016 Autor/fonte: Maria Farinha Filmes
">Filme traz, dentro de um contexto emocionante, a informancia, quanto em sua vida adulta.O documento Bernard van Leer.O aleitamento.com apoia esta iniciativa....
“O Começo da Vida"
Filme traz, dentro de um contexto emocionante, a informação relevante de que os primeiros três anos de vida da criança são fundamentais e decisivos para seu desenvolvimento saudável, tanto na infância, quanto em sua vida adulta.
O documentário de longa-metragem "O Começo da Vida" é uma produção Maria Farinha Filmes através de uma parceria da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Alana e Fundação Bernard van Leer.
Data: 13 de abril de 2016 Autor/fonte: Ana Rezende, Rio de Janeiro, RJ
Manifesto em favor das Doulas ALERJDesde o dia 29 de maro da parturiente.Desde entDe quebra, as doulas forma incluo do Governador.Duas vitrias muito importantes !O PL no entanto recebeu 29 emendas e um texto alternativo estComo toda caminhada, estamos ainda comeo!Pauta do movimento:- Pela aprovadica...
Manifesto em favor das Doulas ALERJ
Desde o dia 29 de março, dezenas de mulheres passaram pelo Ocupa ALERJ numa ação de defesa, convencimento e divulgação do Projeto de Lei 2195/2013, obrigará a a todas as instituições, públicas e privadas, a permitir a presença de doulas, por solicitação da parturiente. Desde então, conseguimos colocar o PL na ordem do dia no último 06.04 através do requerimento de urgência. Neste dia, mais de uma centenas de mulheres e crianças, gestantes, doulas, profissionais de saúde e companheiros estiveram juntos e fazendo a história da ALERJ, modificando o parecer da CCJ pela inconstitucionalidade e devolvendo com as emendas para nova votação. De quebra, as doulas forma incluídas no Piso Regional do RJ, através do PL 1259/2016 que foi para sanção do Governador. Duas vitórias muito importantes ! O PL no entanto recebeu 29 emendas e um texto alternativo está em construção, através do acordo feito entre os Deputados Luiz Paulo e Albertassi, unificando as proposições. Uma comitiva esteve hoje (07) reunida para debater a matéria. Como toda caminhada, estamos ainda começando e precisamos seguir todas e todos unidos em prol desta causa. Acompanhe o calendário de luta e dê sua contribuição!
Pauta do movimento: - Pela aprovação do substitutivo ao PL 2195/2013 sem necessidade de autorização médica. - Pela urgência de pauta para o PL 2195/2013 e sua tramitação.
A agendar: -Entrega do manifesto Médicas(os) em Apoio às Doulas. -Entrega dos abaixo-assinados sobre a presença de doulas
Data: 7 de abril de 2016 Autor/fonte: Maria Celestina Bonzanini Grazziotin
SCIENTIA - BANCO DE LEITE HUMANO (04/04/16)UFPR TVO Hospital de Cls.Uma pesquisa realizada pela equipe do HC indica que Participaalvez, coordenadora do Banco de Leite do HC Maria Celestina Grazziotin e professora Regina Vieira....
O Hospital de Clínicas da UFPR - Universidade Federal do Paraná, é um dos poucos no estado que possuem banco de leite humano, espaço ideal para manter a conservação do leite materno. Porém, grande parte dos hospitais não têm condições de armazenar o leite e utilizam fórmulas artificiais para alimentar os bebês.
Uma pesquisa realizada pela equipe do HC indica que é possível e seguro oferecer leite materno mesmo que os hospitais não possuam estoque ou condições de armazenagem.
Participação: as mães Karine da Silva e Amanda Gonçalvez, coordenadora do Banco de Leite do HC Maria Celestina Grazziotin e professora Regina Vieira.
Data: 24 de março de 2016 Autor/fonte: Noemi Weis
">MILK The Film Weis Esta peln. Aporta una perspectiva sobre la polgenes y voces conmovedoras de todo el mundo.Estamos apoiando sua vinda/exibi...
MILK The Film
un documental de Noemí Weis
Esta película fue rodada en 11 países y trae el mensaje universal de la maternidad moderna y los derechos de la madre, el niño y la niña, con un fuerte llamado a la acción y la reflexión.
Aporta una perspectiva sobre la política, comercialización (marketing dos leites infantis) y controversias que rodean el nacimiento y la alimentación, plasmados sobre la deslumbrante belleza de imágenes y voces conmovedoras de todo el mundo.
Data: 18 de março de 2016 Autor/fonte: Canal Saúde - FioCruz - Ministério da Saúde
">Bate Papo na SanciaEsta edia.O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre o assunto com Claudius Ceccon, secretario executivo da RNPI/CECIP (Rede Nacional Primeira Inf e Marcos Renato, professor de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Programa exibido em 18 de fevereiro de 201...
Bate Papo na Saúde - Marco Legal da Primeira Infância
Esta edição do Bate Papo na Saúde fala sobre o Marco Legal da Primeira Infância, um documento aprovado no Congresso Nacional que protege as crianças de 0 a 6 anos de idade e incentiva a participação do pai nos cuidados com a criança.
O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre o assunto com Claudius Ceccon, secretario executivo da RNPI/CECIP (Rede Nacional Primeira Infância/Centro de Criação de Imagem Popular);
e Marcos Renato, professor de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Programa exibido em 18 de fevereiro de 2015.
Apresentador: Paulo Bellardi
O Bate Papo na Saúde é um programa de entrevistas que leva temas da saúde pública para a tela do Canal Saúde. Não deixe de se inscrever aqui em nosso canal no YouTube. Curta o vídeo e ajude o Canal Saúde a divulgá-lo compartilhando com os amigos.
Data: 22 de janeiro de 2016 Autor/fonte: FMCSV
A OMS recomenda que os beb os 2 anos ou mais e nos primeiros 6 meses de vida de forma exclusiva. Ajude a mais mncia deste tema.Desenvolvimento Infantil - FMCSV...
A OMS recomenda que os bebês sejam exclusivamente amamentados até os 2 anos ou mais e nos primeiros 6 meses de vida de forma exclusiva.
Ajude a mais mães se informarem sobre a importância deste tema.
Data: 19 de janeiro de 2016 Autor/fonte: UNIFIL - Londrina, PR, Brasil
Especializao em Aleitamento Materno ...
Especialização em Aleitamento Materno
Clientela
Profissionais de nível superior já graduados. Obstetriz, Médico, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional.
O aleitamento como política pública no Brasil e a importância de uma pós-graduação na área.
MÓDULO FUNDAMENTAL
Epidemiologia e Sobrevivência Infantil – 20h/a
Anatomia e Fisiologia da Mama: psicofisiologia da lactação e fisiologia da sucção do lactente – 40h/a
Constituição do Leite Humano: nutrição e imunologia – 20 h/a
MÓDULO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno no Brasil I: Rede Amamenta e Alimenta Brasil, Iniciativa Hospital Amigo da Criança – 40 h/a
II: Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Risco e Bancos de Leite Humano – 40 h/a
III: Rede IBFAN e NBCAL, Manejo Ampliado da Amamentação – 40 h/a
MÓDULO DE ATUAÇÃO
Amamentação no nascimento e puerpério: humanização do parto e amamentação, psicologia, sexualidade e amamentação – 40 h/a
Amamentação no Pós-Natal: manejo clínico da lactação, amamentação em situações especiais e aconselhamento em amamentação – 60 h/a
Aleitamento Materno e Alimentação Complementar – 20 h/a
Miscelâneas: aleitamento e trabalho, papel do pai no aleitamento – 20 h/a
MÓDULO DE MÉTODOS DE PESQUISA
Metodologia da Pesquisa Científica – 30 h/a
Pesquisas em Aleitamento Materno – 20 h/a
DISCIPLINAS POR EAD
Introdução à Educação à Distância – 20 h/a
Ética e Relações Interpessoais – 30 h/a
Empreendedorismo – 30 h/a
Obs.: Este curso por ser de natureza muito específica, todas as disciplinas são obrigatórias
Início - 2a. turma
2016
Investimento
Horário
As aulas serão mensais às sextas-feiras das 13h30 às 17h30 e 19h00 às 22h30 (10h/a) e aos sábados das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h00 (10h/a)
Carga Horária
490 horas/aula – disciplinas obrigatórias
Duração
12 meses de aulas teóricas e 6 meses Monografia
Docentes Convidados
José Martins Filho – Doutor – Campinas - SP
Cristiane Faccio Gomes – Doutora – Londrina - PR
Erly Catarina de Moura – Doutora – Brasília - DF
Luciano Borges Santiago – Doutor – Uberaba – MG
Damares Tomasin Biazin – Doutora – Londrina – PR
Marcus Renato de Carvalho – Especialista em Aleitamento pelo IBCLC – RJ
Luis Alberto Mussa Tavares – Especialista – Campos dos Goytacazes – RJ
Outros doutores e mestres especialmente convidados
A UniFil reserva-se o direito de alterar o quadro docente sem o prévio aviso, considerando as disponibilidades dos docentes ou outro problema que impeça a presença dos mesmos.
Data: 11 de janeiro de 2016 Autor/fonte: Instituto PAPAI
Vdeo Documento Bernard Van Leer e CNPq....
Vídeo
"Pai não é visita: Pelo direito de ser acompanhante"
Documentário de curta duração (15 minutos) produzido pelo Instituto PAPAI e Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE), a partir de depoimentos de alguns pais que contam sua experiência de sucesso ou de fracasso, na tentativa de acompanhar sua parceira, no trabalho de parto. O vídeo aborda, com sensibilidade, as barreiras culturais, simbólicas e institucionais ao exercício pleno da paternidade. É uma estratégia para divulgar a Lei do acompanhante (11.108) que existe desde 2005 e que dá direito à mulher a ter um acompanhante (podendo ser inclusive o pai), durante o parto, pré-parto e pós-parto imediato. Parceria: MenEngageBrasil. Produção: 7a. Arte Cinema. Apoio: Fundação Bernard Van Leer e CNPq.
Data: 23 de dezembro de 2015 Autor/fonte: RNPI - Rede Nacional da Primeira Infância
Paternidade: desafios para os meios de comunicao GT Homens pela Primeira InfnciaEntrevista com Marcus Renato de Carvalho, da UFRJ e do portal Aleitamento.com, sobre os debates do ncia....
Paternidade: desafios para os meios de comunicação
GT Homens pela Primeira Infância
Entrevista com Marcus Renato de Carvalho, da UFRJ e do portal Aleitamento.com, sobre os debates do "Grupo de discussão": Paternidade: desafios para os meios de comunicação", durante o Seminário Nacional Paternidade e Primeira Infância.
Data: 16 de dezembro de 2015 Autor/fonte: Instituto Nacional de las Mujeres (INMUJERES) y la Dirección de Uruguay Crece Contigo (UCC)
LA FUERZA de PAP!Videocuento generado desde el n de Uruguay Crece Contigo (UCC) del Ministerio de Desarrollo Social (MIDES).El cuento n de las Naciones Unidas (UNFPA)....
LA FUERZA de PAPÁ!
Videocuento generado desde el área de Recursos Educativos Abiertos de Plan Ceibal para el Instituto Nacional de las Mujeres (INMUJERES) y la Dirección de Uruguay Crece Contigo (UCC) del Ministerio de Desarrollo Social (MIDES). El cuento “La Fuerza de Papá” se enmarca en el proyecto “Masculinidades, género y políticas públicas” implementado por INMUJERES y UCC - MIDES, con el apoyo del Fondo de Población de las Naciones Unidas (UNFPA).